A inovação tecnológica no setor da construção civil

Uso da tecnologia pode aumentar a produtividade em canteiros de obra

No Brasil, a abertura do mercado no início dos anos 90 contribuiu para a evolução do setor da construção na medida em que permitiu às empresas construtoras a importação de produtos e tecnologias. Além disso, a estabilidade econômica do primeiro período do Plano Real e a elevação do custo da mão de obra devido ao ganho dos trabalhadores incentivou as construtoras a pensar na tecnologia como ferramenta de competitividade. Nesse período diversas empresas construtoras investiram na modernização dos meios de produção, observando-se a crescente industrialização nos canteiros.

A introdução de uma grande variedade de materiais, ferramentas, equipamentos, técnicas especiais, processos construtivos e administrativos voltados à construção civil, contribuindo assim para a melhoria de vários aspectos de organização, que conduzem a uma maior qualidade, reduzindo o desperdício, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas do setor.

Em acréscimo destaca-se o fato que a utilização destas inovações aparece como uma importante ferramenta para que as construtoras obtenham vantagens competitivas e diferenciação frente a seus concorrentes, agregando também maior eficiência às atividades de produção.

O artigo intitulado “A inovação tecnológica no setor da construção civil” apresenta a importância do uso de novas tecnologias para promover o crescimento como um todo pela industrialização dos meios necessários à sua execução. Por meio de ferramentas e equipamentos apropriados às atividades, sejam eles de execução do produto edifício ou de caráter administrativo, como consequência tem-se um produto final de melhor qualidade e a um menor custo. Acesse o artigo aqui.

Fonte: Ciência et Praxis / Sebrae

24/05/2011 - 4:37 pm | Construção civil, Tecnologia | Sem comentários








Deixe um comentário

Nome (obrigatório)

E-nail (não será publicado) (obrigatório)

Website

Comentários